Propósito de marca: tenha posicionamentos concretos.

Consolidar um propósito de marca é fundamental para qualquer organização, independente de seu porte ou segmento. Isso porque os consumidores não se satisfazem mais em consumir produtos e serviços passivamente. Eles querem contratar empresas que sejam um reflexo de seus ideais.

Neste artigo, nós explicaremos o que é exatamente um propósito de marca e como ele é eficaz para engajar pessoas e fidelizar clientes. Confira:


Em um mercado cada vez mais concorrido, o grande desafio das organizações é ter um propósito de marca bem estruturado a fim de se destacar da concorrência. Assim, é possível gerar identificação com o público, que se mobiliza para consumir produtos e serviços de marcas que reforçam seus valores.

Ou seja, um propósito de marca bem definido é o que explica como algumas empresas conquistam a confiança dos consumidores, defendendo valores que eles acreditam.

Lendo este artigo, você entenderá o conceito de propósito de marca e porque você deve otimizar sua comunicação com o público, demonstrando posicionamentos concretos. Para facilitar sua compreensão, dividimos nosso conteúdo por tópicos. Confira:

  1. O que é o propósito de marca e qual a sua importância?
  2. Golden Circle: uma metodologia simples com um grande impacto
  3. Benefícios que as empresas podem ter ao consolidar o propósito de marca
  4. Como definir um propósito de marca para um negócio?
  5. Branding e propósito de marca
  6. Não basta se comunicar, é preciso assumir um compromisso
  7. Evite estes erros!
  8. Propósito de marca na prática

Boa leitura!

1. O que é o propósito de marca e qual a sua importância?

O futuro está nas mãos das empresas que têm o poder de disseminar ideias, valores e ações, criando novas perspectivas. Por esse motivo, as marcas mais fortes da atualidade são aquelas que apresentam um propósito capaz de engajar pessoas e oferecer mais do que um simples produto ou serviço.

Isso porque os consumidores não se contentam mais em consumir de maneira passiva, eles desejam participar de algo que acreditam, comprando de marcas comprometidas com um mundo melhor.

O propósito de marca é o que justifica a criação de uma empresa, na medida em que transmite sua essência. Comunicar esse propósito de maneira efetiva garante competitividade, já que os clientes não se importam em pagar mais caro às empresas com as quais se identificam.

2. Golden Circle: uma metodologia simples com um grande impacto

Você já ouviu falar em Golden Circle? Trata-se de um conceito que tem a finalidade de impactar as pessoas positivamente, agregando valor a uma proposta ou empresa.

Esse método, desenvolvido por Simon Sinek é, na realidade, bastante simples e permite entender o motivo pelo qual algumas marcas são tão inspiradoras.

Em seu livro “Comece com o Por quê?” (Start with Why), o autor e palestrante nos mostra que empresas e líderes bem-sucedidos atuam e se comunicam de dentro para fora de um círculo, inspirando seus funcionários e clientes.

Segundo Sinek, essas pessoas e instituições iniciam suas ações a partir de um “por quê?” para definir seu propósito. Em seguida, partem para o “como?”, buscando maneiras de atingir um objetivo, incluindo valores que se tornaram diferenciais entre a concorrência. Finalmente concluem questionando “o quê?”, e concretizam seu plano apresentando o produto final.

Empresas que adotam o modelo Golden Circle buscam colaboradores com o mesmo perfil: que não trabalhem apenas pela remuneração, mas possam ser motivados pelas causas com as quais a organização é comprometida.

3. Benefícios que as empresas podem ter ao consolidar o propósito de marca

Se você tem uma empresa, precisa conhecer as vantagens que terá ao estruturar seu propósito de marca. Confira alguns dos principais benefícios:

Melhor desempenho da equipe

Um propósito de marca bem consolidado tem o poder de motivar seus colaboradores. Isso porque eles irão sentir que não trabalham apenas por um salário, mas que estão diante de uma oportunidade coerente com seus objetivos e crenças.

Com isso, você conseguirá despertar em seu time a sensação de pertencimento e a vontade de defender os interesses de sua empresa, aumentando sua produtividade.

Sendo assim, você deve apresentar aos seus colaboradores o propósito de sua marca desde o recrutamento para contratar pessoas que realmente tenham o perfil adequado ao seu negócio.

Maior aproximação com o público

Conforme já mencionamos neste artigo, as pessoas já não se interessam em consumir produtos e serviços passivamente. Com o poder de decisão ampliado pelo acesso à internet, elas desejam estar mais próximas das marcas que consomem.

E ter posicionamentos bem definidos é uma maneira eficaz de conquistar a confiança e a preferências dos seus consumidores e potenciais clientes.

Inclusive, as redes sociais são grandes aliadas para apresentar ao público seu propósito de marca e conquistar engajamento.

Sua marca se destaca entre a concorrência

Entregar valor ao seu público é uma maneira eficiente de fortalecer seu negócio e se destacar entre a concorrência.

E o melhor de tudo é que apresentar um propósito de marca impacta positivamente na reputação da sua empresa e mexe com as emoções das pessoas, possibilitando a construção de um relacionamento sólido com o seu consumidor.

Mais vendas

Empresas que visam apenas o lucro são as que menos conquistam a confiança dos consumidores. É o que sugere um estudo efetuado pela consultoria Korn Ferry.

De acordo com o levantamento, a cada 10 profissionais, 7 acreditam que organizações com propósito de marca são mais eficientes em alcançarem seus objetivos.

Isso quer dizer que, uma vez que o consumidor entende que a sua empresa beneficia a sociedade, ele estará mais disposto a comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

4. Como definir um propósito de marca para um negócio?

Chegou a hora de você ter uma noção do que deve ser feito para definir um propósito de marca para o seu negócio.

A princípio, você precisa entender como sua empresa pode colaborar com a sociedade e ter em mente que o propósito de marca deve envolver todos os que irão participar de sua promoção.

Para desenvolvê-lo, é necessário trabalhar com valores universais e atemporais, ensinar às pessoas como melhorar o mundo e transformar, na medida em que inspira.

Pense no objetivo de sua marca: qual é a razão de sua existência? Em que tipo de causa você gostaria de se engajar?

Sugerimos fortemente que você conte com um apoio de uma equipe especializada nesse tipo de processo, como é o caso da Desígnia, na hora de levar sua mensagem ao mundo.

5. Branding e propósito de marca

Uma pesquisa divulgada no site do Sebrae e realizada pela Customer Thermomether mostrou que 65% dos entrevistados têm conexão emocional com uma marca. Isso é resultado de um bom trabalho de branding.

O branding consiste em um conjunto de métodos que tem a finalidade de fortalecer o valor da marca, mostrando ao público sua identidade.

Na prática, são estratégias com a função de despertarem sentimentos que se convertem em motivos relevantes para o cliente escolher determinada empresa. Esse planejamento deve incluir o propósito de marca.

6. Não basta se comunicar, é preciso assumir um compromisso

Ter um propósito de marca indica que a organização deseja contribuir com a solução de determinado problema. E, para isso, pode ser necessário mudar muitas práticas da empresa, mostrando comprometimento com a causa escolhida.

Afinal, as pessoas percebem quando há engajamento com o objetivo e são avessas a tudo que soe como uma jogada de marketing.

Sendo assim, promover uma ideia e agir de maneira incoerente pode se tornar um grande problema especialmente porque colaboradores, ex-colaboradores e o público em geral costumam desmascarar essas marcas. 

7. Evite estes erros!

Quando o assunto é propósito de marca, alguns erros devem ser evitados para alcançar o objetivo de envolver seu consumidor. Confira:

  • Não ter objetivos claros e propósitos bem definidos;
  • Exagerar na autopropaganda em vez de deixar que as ações transpareçam;
  • Defender uma categoria quando devem focar em um propósito: por exemplo, defender o meio ambiente de modo geral, em vez de ter um projeto específico;
  • Concentrar-se no marketing e deixar a causa de lado, conforme abordamos no tópico anterior.

8. Propósito de marca na prática

Confira alguns exemplos reais de empresas que consolidaram seu propósito de marca e hoje fazem muito pelas pessoas e pelo mundo:

  • TOMS: o propósito dessa marca de calçados é calçar todas as pessoas do mundo. Por esse motivo,a cada par de calçados vendido, a empresa entrega outro como doação para quem necessita. Desse modo, seus clientes sabem que vão pagar mais caro, mas estão gerando uma boa ação. Essa medida engaja colaboradores, além de conquistar e fidelizar clientes, aumentando as vendas.
  • Patagonia: essa marca de roupas promove a sustentabilidade, pois só trabalha com produtos reciclados. Inclusive, eles defendem essa causa de forma emblemática em muitas propagandas. Uma delas diz: “não compre esta jaqueta. Nós somos a favor do consumo sustentável” e incentivam a doação de roupas antigas antes de uma nova aquisição.
  • Apple: “Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam”. Esse é o propósito de marca da Apple, que garante a preferência de seu público. Na prática, essa mudança é possível, uma vez que a empresa cria produtos inovadores, de fácil utilização, com tecnologia amigável e uma estética que agrada.
  • Dove: muito além de vender sabonetes e shampoos, a Dove sabe cativar as mulheres, por meio do seu propósito de marca “Minha Beleza, Minha Escolha”. Isso porque a empresa questiona os padrões de beleza e incentiva a autoestima e autoconfiança desse público.
  • Tesla: “Acelerar a transição mundial para o transporte sustentável.”. Essa é a proposta da empresa automotiva e de armazenamento de energia de Elon Musk. Seu propósito de marca agrada, na medida em que a empresa demonstra consciência ambiental.
  • Disney: fazer as pessoas felizes é o grande objetivo da marca que já encantou diversas gerações. Por isso, a Disney segue inspirando e fascinando tanta gente.

Marcas brasileiras com propósito

  • Havaianas: “Levar a alegria de viver do brasileiro” é o propósito de marca escolhido pela Havaianas. Isso pode ser visto no modo de se comunicar descontraído que a marca adota, nos modelos despojados e nas cores alegres dos produtos.
  • Itaú: o propósito de marca desse banco é “estimular o poder de transformação das pessoas”. Por isso, busca simplificar seus serviços e promover a acessibilidade, além de apoiar projetos sociais, educacionais e culturais.

Nesse artigo, mostramos a importância do propósito de marca para o sucesso de uma organização. Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que também se interessam pelo tema.

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