Naming: como criar o nome perfeito para a sua empresa?

naming como criar nome de marca

O naming (criar nome de marca) consiste em um processo realizado por agências de comunicação especializadas em criar nomes para marcas de maneira estratégica, impactando em seus resultados.Neste artigo, compartilhamos algumas dicas com você, que deseja iniciar um negócio e ainda não escolheu o nome de sua empresa. Acompanhe!


Criar nome de marca é dos primeiros passos na hora de lançar uma empresa. Além disso, trata-se de uma etapa importante para o sucesso do negócio, afinal, o nome da marca deve proporcionar conexão com o público-alvo, impulsionando a venda de produtos e serviços.

Sendo assim, algumas agências de comunicação são especializadas em um processo denominado naming, que integra o branding e reúne técnicas para criar nome de marca de modo estratégico.

Se você está iniciando um novo negócio, não escolha o nome da empresa antes de ler este artigo. Nele, mostramos a importância de fazer uma opção estratégica e o que você deve levar em conta nesse momento. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto em blocos. São eles:

  1. O que é naming?
  2. Importância de criar um nome de marca com estratégia
  3. Criação e registro de nomes
  4. Qual é a relação do naming com o branding?
  5. Tipos comuns de nomes de marca
  6. Orientações importantes para o momento de criar um nome para sua marca
  7. Casos de projetos de naming
  8. Projeto de naming: conte com a Desígnia
  9. Conclusão

Boa leitura!

1. O que é naming?

Naming é um processo utilizado na área da comunicação, que reúne técnicas para criar nome de marca, produtos, serviços ou eventos, a fim de gerar visibilidade e diferenciá-los.

Nesse sentido, é importante ter em mente que o nome da marca expressa sua personalidade, refletindo na imagem criada pelo consumidor.

Sendo assim, para criar nome de marca capaz de impactar a audiência, é conveniente analisar determinados aspectos, como onde a marca será implementada e qual segmento e público-alvo que se objetiva atingir.

Outro ponto de atenção é a linguagem a ser utilizada, que deve agregar valor à sua empresa por meio de estratégias assertivas de comunicação.

2. Criação e registro de nomes

Hoje em dia parece ser muito simples criar uma identidade visual. É possível comprar com facilidade templates prontos, seja para posts de redes sociais, construir um site e até mesmo para criar um logotipo. Existem diversas ferramentas gratuitas ou de valores muito acessíveis que podem auxiliar nos “cuidados” com o aspecto visual de uma marca.

Porém, quando falamos sobre criação de nomes, nos referimos a um desafio mais complexo, já que não existe um site ou qualquer outro tipo de ferramentas que venda nomes prontos para as empresas utilizarem.

Nesse contexto, diversos aspectos devem ser considerados. Em primeiro lugar, é essencial consultar se aquele nome já é utilizado.

“O registro do nome é uma das coisas que mais dificultam o momento de criar e escolher o naming da marca. É importante que o termo esteja passível de registro e, ao mesmo tempo, esteja alinhado à estratégia do negócio. Por isso, “é tão essencial contar com o suporte de profissionais especializados neste tipo de processo”, afirma o diretor de criação da Desígnia, André Moia.

Ele ressalta que quando o assunto é nome de marca ou produto, se faz necessário acertar de primeira. “Porque a identidade visual eu posso mudar a qualquer hora, o logotipo eu posso alterar a qualquer momento, mas mudar o nome da empresa, produto ou serviço é mais complicado”, explica.

Outra observação de André é que, antigamente, as empresas, em especial as menores, utilizavam nomes que já existiam sem grandes problemas. Isso era possível porque, na maioria das vezes, sua propagação ficava restrita aos bairros e região onde esses negócios se estabeleciam.

“Hoje, com a internet e as mídias sociais, é muito arriscado para os negócios utilizarem nomes que já existem, porque as organizações que já possuem os namings registrados podem encontrar as empresas com mesmo nome com enorme facilidade”.

Luísa Caldas, sócia da Uniellas Marcas e Patentes, também comenta a importância de registrar o nome de uma marca ou produto.

“Quando a agência chega em algumas opções de nomes para negócios, produtos ou serviços, ela tem outro desafio: oferecer um nome interessante, estratégico e do gosto do cliente, que não seja utilizado e assim não coloque o cliente em risco judicial e que o obrigue, por exemplo, a trocar imediatamente de nome”.

Ela ainda explica como funciona a parceria entre as agências e a Uniellas. “As agências passam as opções que foram criadas para aquela atividade ou aquele produto e nós fazemos um filtro, indicando quais daqueles nomes estão disponíveis para uso, isto é, que ninguém registrou. Desta forma, a agência já descarta os namings já utilizados, não expondo seus clientes às ameaças judiciais”.

3. Importância de criar um nome de marca com estratégia

Mais de 50% das pessoas acreditam que o nome de uma marca impacta em sua decisão de compra. É o que apontam alguns estudos de marketing.

Esses números revelam a importância de criar nome de marca de maneira estruturada, de modo a valorizar os produtos e serviços oferecidos por sua organização.

Porém, essa missão pode ser bastante desafiadora, especialmente se você considerar os seguintes aspectos:

  • É indispensável criar um nome de marca que seja conciso e apresente um significado;
  • Você deve verificar se esse nome não é protegido por uma marca registrada;
  • Também é essencial evitar nomes semelhantes aos dos concorrentes para não confundir os clientes e evitar problemas judiciais;
  • Ao criar o nome de uma marca, é preciso pensar em escalabilidade. Desse modo, o nome deve fazer sentido para a sua empresa em diferentes momentos: enquanto for um negócio local e depois que ganhar mais espaço.

Veja, a seguir, alguns benefícios de criar o nome de marca de maneira estratégica:

  • O nome da marca costuma ser o primeiro contato da empresa com o cliente. Desse modo, desenvolver um nome impactante garante uma excelente primeira impressão, que estimula o consumidor a conhecer o produto ou serviço.
  • Um bom processo de naming também permite traduzir a essência da marca, o que inclui sua missão, visão e valores.
  • Criar o nome de uma marca com o apoio de profissionais especializados contribui para que sua empresa não caia no esquecimento do público, uma vez que possibilita diferenciá-la e dar ênfase à sua identidade.

4. Qual é a relação do naming com o branding?

A principal finalidade dos nomes é identificar pessoas, objetos, lugares e tudo o que existe, incluindo empresas. Sendo assim, o nome escolhido para o seu negócio é o que irá diferenciá-lo de outras organizações e lhe conceder a identidade desejada.

Na prática, o processo de naming é útil para criar uma imagem na mente do público-alvo, que possa ser associada às características da empresa e lembrança da marca.

Já o branding refere-se a uma percepção mais abrangente da empresa, que envolve seu propósito, valores e posicionamento e tem o naming como uma de suas etapas.

5. Tipos comuns de nomes de marca

Criar o nome de uma marca não é uma tarefa fácil e nem sempre as primeiras ideias que surgem são as opções mais recomendadas. Para facilitar esse trabalho, é possível avaliar alguns métodos adotados por grande parte das organizações. Confira:

  • Muitas empresas se inspiram no que fazem para criar nome de marca de modo descritivo;
  • Outras levam em consideração os sentimentos e sensações que desejam despertar em seu público ao criar nome de marca;
  • Nomes inventados do zero também são uma boa alternativa, já que, dependendo de aspectos, como a pronúncia, podem ser muito marcantes;
  • É possível ainda fazer referência ao local de origem de uma empresa na hora de criar nome de marca;
  • Outra alternativa é criar nome de marca utilizando uma junção de palavras que faça sentido para o contexto;
  • Também é possível fazer o contrário, encurtando as palavras por meio de abreviações ou siglas;
  • Por fim, você pode criar o nome da sua empresa utilizando palavras sugestivas, que lembrem de algum aspecto inerente ao seu segmento.

6. Orientações importantes para o momento de criar um nome para sua marca

Na horade criar um nome para sua marca, é importante seguir algumas recomendações que compartilhamos neste tópico. Confira:

  • Invista em nomes marcantes
  • Cogite um nome relacionado a uma história
  • Crie nomes fáceis de pronunciar
  • Comunique a essência da marca
  • Escolha um nome de fácil memorização
  • Pesquise empresas do mesmo segmento
  • Utilize referências de palavras estrangeiras
  • Use um nome conciso
  • Tenha paciência

A seguir, detalhamos nossas dicas:

  • Invista em nomes marcantes

Pense em um nome marcante e capaz de chamar a atenção do consumidor por possuir características como facilidade de pronúncia ou mesmo uso de palavras irreverentes. Porém, fique atento: dependendo da sua área de atuação, erros ortográficos e gramaticais no nome de sua marca podem não soar bem.

  • Cogite um nome relacionado a uma história

Nomes associados a histórias também podem ser bastante envolventes e agregarem valor à sua marca, que ganha um significado. Porém, tome o cuidado de não utilizar palavras que limitem sua empresa futuramente, diante de uma possível mudança de contexto.

  • Crie nomes fáceis de pronunciar

Crie nomes fáceis de pronunciar, que não se tornem um obstáculo para a comunicação com o público-alvo de seus produtos e serviços. Nesse sentido, é importante ter uma atenção especial aos nomes em língua estrangeira com pronúncia diferente de como se escreve, que podem gerar um grande problema.

  • Comunique a essência da marca

Pense na essência de sua marca e no que você deseja comunicar ao criar o nome da empresa. Ao mesmo tempo, escolha um nome capaz de criar expectativa no público.

  • Escolha um nome de fácil memorização

Independente dos demais critérios utilizados para criar nome de marca, é essencial que o escolhido seja fácil de memorizar.

  • Utilize referências de palavras estrangeiras

Você também pode utilizar referências de outros idiomas para criar nome de marca de modo criativo e divertido.

Nesse caso, é essencial ter cuidado com o significado e tradução da palavra estrangeira. Por exemplo, se houver uma marca de roupa registrada com o nome “água”, você não pode utilizar a palavra “water” (água em inglês) para registrar uma nova marca de roupa. Isto é, não é possível registrar uma nova marca com a tradução da palavra de uma marca que já existe. Vamos a outro exemplo: existe a marca “China in box”. Logo, não é mais possível registrar a marca “China na caixa”.

  • Use um nome conciso

Nomes concisos são fáceis de memorizar e podem ser bastante impactantes, principalmente se forem nomes de produtos e estamparem um rótulo.

Os nomes curtos são mais fáceis de utilizar no pequeno espaço de uma embalagem e dão mais destaque em uma prateleira. Por isso, costumam estar entre as melhores opções na hora de escolher um nome para marca.

  • Utilize metáforas

O uso de metáforas é recomendado para nomes. Afinal, é uma maneira de associar a empresa ou produto a elementos que traduzem sua essência de forma lúdica e marcante.

  • Evite siglas

As siglas não transmitem nenhum significado e não podem ser associadas à emoção. Além disso, elas podem gerar dúvidas sobre o significado de cada letra e o público pode memorizá-las com letras trocadas.

  • Evite nomes próprios

Nomes próprios só são impactantes quando pertencem a pessoas famosas, como astros do cinema, da música ou do esporte. Outro problema com o uso de nomes e sobrenomes é que eles comprometem o futuro da marca, representando obstáculos para uma possível venda.

  • Tenha paciência

Lembre-se que um nome de marca demora um determinado tempo para se popularizar, sendo assim, tenha paciência e espere o nome escolhido ganhar força, sem se desesperar.

7. Casos de projetos de naming

Confira, a seguir, alguns cases de empresas que realizaram o processo de naming:

  • Vale

Em 2007, a Companhia Vale do Rio Doce apresentou seu novo logo e o nome que iria utilizar. Para substituir termos como “Rio Doce” e a sigla CVRD, a organização adotou a palavra “Vale” devido à sua força, simplicidade, brasilidade e facilidade de usar esse nome em oito idiomas.

  • Banco Pan

Em 2013, foi a vez do Panamericano mudar sua identidade visual e se tornar Banco PAN.

De acordo com um comunicado emitido pelo presidente do banco na época e veiculado em reportagem do G1, a mudança simbolizava uma nova fase do Pan, que unificou suas estruturas e fortaleceu suas linhas de negócios.

  • Via

Outra empresa que mudou de nome foi a Via Varejo, agora conhecida apenas como Via. O objetivo dessa mudança é ser reconhecida como a melhor via de compras dos brasileiros, oferecendo soluções focadas nos clientes e atendimento personalizado e proativo.

  • Ponto :>

O Ponto Frio teve seu nome alterado para Ponto :>. A ideia aqui foi mostrar a nova fase da marca, que tem a tecnologia como foco e é caracterizada por uma comunicação simples, bem humorada e digital.

  • Meta

Em alusão ao metaverso, o Facebook passou a se chamar Meta e a se autodenominar como uma empresa de tecnologia social. Porém, o processo de naming foi direcionado à empresa em si, uma vez que a rede social continua com o mesmo nome.

  • Alphabet Inc

Em 2015, o Google anunciou que iria reestruturar seus negócios e passar a se chamar Alphabet Inc. Entretanto, esse é o nome da empresa maior que reúne diversos outros negócios, incluindo uma empresa menor, de tecnologia e internet, que continua chamando Google.

  • Groover

Nós, da Desígnia, fomos convidados a fazer um trabalho de rebranding de uma loja virtual de instrumentos musicais chamada 4 Garage.

Após o desenvolvimento da estratégia e dos conceitos (essência: tocar à vida; tagline: o prazer de tocar), vimos a necessidade de alterar o nome porque muitos clientes não sabiam pronunciar corretamente (Four gárage, quatro garage, quatro garagem), causando confusão.

O novo nome escolhido foi Groover (de Groove), uma palavra curta, sonora, e que tem a ver com música. Groove é o termo usado na música, quando os sons se encaixam de forma satisfatória. E também temos a gíria Groovy, que descreve algo excelente, que atrai e estimula.

nome criado para marca Groover
Naming para marca Groover

8. Projeto de naming: conte com a Desígnia

Conforme já sugerimos neste artigo, o processo de naming é uma tarefa complexa, que envolve um profundo conhecimento da marca e medidas estratégicas. Por isso, para obter o resultado desejado, é conveniente contar com uma agência especializada, como nós, da Desígnia.

Temos grande experiência na criação de nomes de marcas e buscamos tornar seus produtos e serviços insubstituíveis, proporcionando uma relação sólida com o consumidor. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui.

9. Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • Naming consiste em um processo de comunicação dedicado a criar nomes para marcas;
  • O nome da marca expressa sua personalidade e se reflete na imagem criada pelo consumidor;
  • É essencial criar nome de marca de modo estruturado, valorizando os produtos e serviços;
  • Entre os benefícios gerados pelo processo de naming, podemos destacar: a possibilidade de criar uma boa primeira impressão e dar ênfase na identidade da empresa, evitando que caia no esquecimento;
  • O branding consiste em uma abordagem mais abrangente da marca, tendo o naming como uma de suas etapas;
  • Existem diferentes tipos de nomes de marcas, entre eles, os descritivos, os criados do zero e aqueles que fazem alusão ao local de origem da empresa;
  • Para criar um nome de marca memorável, é necessário pensar em vários fatores, como facilidade na escrita, na pronúncia e facilidade de memorização.

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