Rebranding:  o que é e por onde sua empresa deve começar

O que é Rebranding

Rebranding: o que é essa palavra que faz parte do dia a dia das empresas e impacta diretamente em seus resultados?

O rebranding consiste em um conjunto de estratégias de comunicação que ressignificam o relacionamento de uma marca com seu público e a maneira como ela é percebida. Leia nosso artigo e entenda!


Você já deve ter percebido que algumas empresas modificam seu posicionamento e forma de se comunicar com o público ao longo do tempo. Isso quer dizer que passaram por um processo de rebranding, o que é uma importante estratégia de marketing.

Na prática, o rebranding pode ser conveniente em diferentes ocasiões, como quando uma empresa tem o objetivo de conquistar novos consumidores ou expandir sua linha de produtos.

Lendo este artigo, você vai perceber, no entanto, que nem sempre o rebranding é a estratégia de comunicação mais recomendada e vai conseguir analisar se esse é o caso da sua empresa. Também trazemos outras informações relevantes acerca desse tema.

Para tornar sua leitura mais agradável, dividimos nosso artigo por tópicos. São eles:

  1. Rebranding: o que é?
  2. Tipos de rebranding
  3. Importância do rebranding: por que apostar nessa estratégia?
  4. Qual é o momento ideal para o rebranding?
  5. Cases de rebranding
  6. Como realizar um processo de rebranding?
  7. Sobre a Desígnia

Boa leitura!

1. Rebranding: o que é?

Para saber o que é rebranding,basta pensar nas marcas que criaram estratégias de comunicação voltadas a ressignificar seu relacionamento com o público e a maneira como são percebidas pelas pessoas.

Isso pode ocorrer por diversos motivos: entre eles, podemos destacar a necessidade de se reinventar diante de uma crise ou o propósito de investir em novos mercados, ou ainda conquistar a adesão de um novo público.

Um rebranding reúne ações estratégicas, como mudança de nome e identidade visual. Também deve ser um reflexo dos valores e estilo de seu público.

Depois de entender o que é rebrandig, você pode estar curioso sobre os diferentes tipos de mudança que este pode representar. Realmente, os processos de rebranding não são os mesmos em todas as empresas, por esse motivo, elencamos a seguir os mais comuns. Confira:

2. Tipos de rebranding

  • Rebranding parcial: nesses casos, a empresa não modifica todos os elementos que a caracteriza, apenas parte deles.
  • Rebranding evolutivo: aqui nos referimos a pequenas alterações, efetuadas aos poucos, ao longo do tempo, o que permite que as pessoas se adaptem facilmente às mudanças.
  • Rebranding radical: o rebranding radical ou revolucionário é sinônimo de mudanças drásticas na identidade visual e verbal da empresa.

3. Importância do rebranding: por que apostar nessa estratégia?

Agora que você já sabe o que é rebranding e quais são os diferentes tipos utilizados por empresas dos mais diversos segmentos, chegou a hora de conhecer os benefícios dessa estratégia de marketing. São eles:

  • Conquista de novos públicos
  • Expansão das linhas de produtos
  • Atualização da marca
  • Melhora da reputação da marca
  • Transformação da visão, missão e valores

Confira, a seguir, em detalhes:

  • Conquista de novos públicos

Quando uma marca é lançada, ela é direcionada a um determinado público. Porém, conforme vai se tornando conhecida por meio de campanhas de marketing, pode ser que encontre outros perfis de potenciais clientes, que ainda não são contemplados por seu posicionamento atual.

Nesse sentido, muitas empresas podem começar, por exemplo, comercializando produtos para mulheres e, com o apoio do rebranding, expandir sua atuação para atender também os homens.

  • Expansão das linhas de produto

Algumas marcas se tornam inicialmente conhecidas por oferecer um produto específico, mas desejam expandir sua atuação, incluindo outros itens em seu portfólio.

Nesse momento, pode ser conveniente utilizar o rebranding, o que é útil para garantir que os novos produtos também sejam associados à empresa.

  • Atualização da marca

Outro motivo para aplicar o rebranding em uma marca é a necessidade de atualizar seus elementos de modo a mantê-la sempre moderna aos olhos do público-alvo.

  • Melhora da reputação da marca

Quando uma marca não está passando a mensagem desejada para o seu público, isso pode impactar na sua reputação e reconhecimento.

Nesses casos, costuma-se utilizar estratégias para reverter esse cenário, incluindo o rebranding, o que é altamente recomendado.

  • Transformação da visão, missão e valores

O rebranding não se limita à alteração de elementos visuais de uma marca, mas pode estar associado a outros fatores que impactam em sua personalidade.

Um bom exemplo é a missão, visão e valores de uma empresa, que podem sofrer modificações ao longo dos anos, impactando na imagem transmitida à sua persona.

4. Qual é o momento ideal para o rebranding?

É muito comum que as empresas queiram aplicar o rebranding, o que é aconselhável apenas em alguns casos, uma vez que essa estratégia pode apresentar riscos. Confira a seguir quando o rebranding não é indicado:

  • Fugir de uma polêmica por meio de rebranding é uma medida que pode ter o efeito contrário. É possível que o público entenda que a marca está querendo enganá-lo.
  • Mudar o branding de uma empresa sem motivos pode ser um investimento inútil, que não irá gerar nenhum benefício ao negócio. Nesses casos, é mais conveniente direcionar os esforços a outras estratégias de marketing.
  • Utilizar o rebranding para chamar a atenção para a marca garante um efeito temporário, que não traz grandes resultados.

Veja, agora, quando o rebranding é aconselhável:

  • Quando uma marca ganha novos proprietários, é comum e desejável que se invistam em estratégias de rebranding, a fim de compartilhar com o público sua nova identidade e indicar novidades.
  • Marcas que se tornam internacionais devem levar sua mensagem a diferentes países, com diferentes culturas. Assim, o rebranding se torna indispensável para alcançar uma comunicação globalizada.
  • Quando duas empresas se fundem também é recomendado investir em rebranding, o que é coerente, uma vez quepossibilita criar uma nova imagem para a marca a partir da essência das duas.
  • Conforme já sugerimos anteriormente, o rebranding é útil às marcas que pretendem expandir sua atuação, conquistando novos públicos.
  • Muitas vezes, as empresas mudam seu propósito de marca, o que impacta em seus discursos, ações e decisões. Nesses casos, é conveniente aplicar estratégias de rebranding.

5. Cases de rebranding

Confira a seguir alguns casos de rebranding:

  • Burguer King

O Burguer King passou por um processo de rebranding no início de 2021, depois de 20 anos sem modificar a marca. Dessa vez, foram modificados diversos elementos relacionados à identidade visual da empresa, como a comunicação dos restaurantes, logo, fontes e os uniformes dos empregados.

A expectativa com a reformulação era acompanhar a evolução da empresa e do seu mercado, além de tornar a imagem da marca mais compatível com os meios digitais. Para isso, o Burguer King investiu em uma identidade mais minimalista e moderna.

  • Casas Bahia

Outra empresa que passou por um processo de rebranding recentemente foi a marca Casas Bahia. Entre as principais mudanças, podemos destacar: o design da marca, a interface dos canais de vendas digitais e reforma em lojas físicas.

A ideia era humanizar a marca, focando em sua personalidade nacional e fortalecendo a questão da proximidade por meio da ênfase na palavra “Casas”.

Além disso, houve a saída do “Baianinho”, conhecido mascote do negócio, que foi substituído por um jovem, o CB, feito em computação gráfica.

  • Avon

A Avon renovou sua identidade visual em 2021, substituindo a tipografia leve e fina por ângulos mais arredondados e inicial destacada. Anteriormente, a organização havia divulgado outra logo, que não chegou a ser adotada.

  • Ponto Frio

O Ponto Frio também inovou, mudando sua identidade visual e adotando o slogan “Direto ao ponto : >” e o nome “Ponto : >” para os seus canais, que possibilitam uma comunicação divertida e inovadora com o público.

Além disso, o preto e o laranja passaram a ser as cores oficiais da marca, que ganhou uma personalidade mais jovem e irreverente.

  • ICASA

Em 2018, nós, da Desígnia, realizamos o redesenho da marca ICASA Louça Sanitária, em comemoração aos seus 45 anos. Redefinimos a ESSÊNCIA, os conceitos e a personalidade. O logotipo antigo apresentava problemas, como falta de clareza e baixa legibilidade.

A partir desse problema principal, e com base nos três valores — AMIZADE, SUSTENTABILIDADE e INOVAÇÃO —, a nova marca foi criada para funcionar de maneira plena nos pontos de venda e em todos os outros pontos de contato.

Para isso, optamos por utilizar somente tipografia, que, aliada à cor azul, resultou em uma marca de visual simples, moderno e impactante.

Rebranding para a marca ICASA Louça Sanitária
Rebranding para a marca ICASA Louça Sanitária

6. Como realizar um processo de rebranding?

Se depois de ler o tópico 4 deste artigo, você concluiu que sua empresa precisa de uma estratégia de rebranding, chegou a hora de saber como fazer isso. Veja as etapas a serem percorridas:

  • Avaliação do público;
  • Análise do propósito da marca;
  • Alteração da identidade;
  • Alterações na comunicação; e
  • Avaliação dos canais de comunicação utilizados pela empresa.

A seguir, explicamos cada um desses passos de forma detalhada:

  • Avaliação do público

Em primeiro lugar, é essencial avaliar seu público-alvo, afinal, as estratégias de rebranding devem levar em conta suas especificidades. Nesse sentido, é necessário analisar seu público inicial e também as pessoas que sua marca passou a impactar ou deseja alcançar.

Essa avaliação irá mostrá-lo quais são as dores e comportamentos do consumidor, ajudando a estabelecer sua nova persona.

  • Análise do propósito da marca

Também é indispensável analisar se sua empresa mudou o propósito de marca. Isso porque novos valores defendidos pela organização devem ser considerados em sua estratégia de rebranding.

  • Alteração da identidade

Depois de avaliar o público e as possíveis mudanças no propósito de marca, é hora de alterar a identidade visual e verbal da sua empresa, conforme a mensagem que você deseja transmitir ao seu target e as novidades que quer compartilhar. Isso inclui alterar elementos visuais como logo, cores e tipografia, e verbais, como nome, tagline e tom de voz.

  • Alterações na comunicação

As novas características da marca devem necessariamente impactar em sua comunicação com o público. Sendo assim, é necessário avaliar seu tom e voz para garantir uma aproximação com os consumidores.

Na prática, a voz tende a se manter imutável, enquanto o tom varia de acordo com a ocasião. O importante, no entanto, é garantir a expressão da personalidade da marca.

  • Avaliação dos canais de comunicação utilizados pela empresa

Quando uma marca passa pelo processo derebranding visando novos públicos, deve se questionar onde essas pessoas se encontram. Muitas vezes, será necessário investir em novos canais e formatos de comunicação para impactar sua nova persona.

7. Sobre a Desígnia

Nós, da Desígnia, acreditamos que a marca é a principal conexão entre a empresa e o mundo. Por isso, trabalhamos na criação de marcas fortes, buscando sempre uma ligação emocional, que torna seus produtos e serviços insubstituíveis, proporcionando uma relação sólida com o consumidor.

Deseja realizar um processo de rebranding para sua marca? Entre em contato, clicando aqui.

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